MORFOLOGIA do Aparelho Urinário e Bioquímica do Sangue de Caiman Latirostris (daudin 1802, Alligatoridae: Caimaninae).

Nome: MARIANA DE OLIVEIRA LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/01/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA APARECIDA DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CAROLINA DEMETRIO FERREIRA Examinador Externo
JANKERLE NEVES BOELONI Examinador Interno
MARIA APARECIDA DA SILVA Orientador
RENATO LUIZ SILVEIRA Examinador Externo
RODRIGO GIESTA FIGUEIREDO Coorientador

Resumo: O grupo dos Reptilia é dividido em quatro ordens que representam mais de 6.000 espécies, sendo elas: Chelonia, Squamata, Rhynchocephalia e Crocodylia (CANNY, 1998). Dentre as espécies pertencentes a esses grupos taxonômicos, existem diferenças notáveis entre a anatomia e a fisiologia de cada indivíduo. No sistema urinário, bem como no sangue desses animais, existem variações marcantes a serem discutidas.
Sobre os crocodilianos, estudos afirmam que eles possuem rins lobulares emparelhados que se encontram contra a parede dorsal do corpo e próximos à coluna vertebral. O rim esquerdo pode ser maior que o rim direito, e os ureteres adentram a cloaca através do urodeu. A principal característica do aparelho urinário desses animais é a ausência de vesícula urinária (CANNY, 1998).
A classe Reptilia é a primeira a não possuir estágio larval, dessa forma, os animais dela pertencentes utilizam da fisiologia de seu aparelho urinário para manter e conservar água e sal celular, e excretar metabólitos corporais (HOLZ, 2020). A respeito de parâmetros hematológicos, segundo Zayas et al. (2011), o aspecto sanguíneo de espécimes jovens de C. latirostris mais relevante é a alta concentração de hemoglobina, hematócritos e contagem de hemácias, que possuem estreita relação com a massa corporal desses animais, sendo explicada pelo fato de que quanto maior o tamanho do animal, maior é sua capacidade e necessidade de transporte de oxigênio. A fim de que seja possível entender ainda mais sobre a espécie e todo papel que ela desempenha na natureza, são necessários conhecimentos consistentes sobre a fisiologia de seus sistemas e o estabelecimento de parâmetros fisiológicos e hematológicos desses indivíduos (ZAYAS et al., 2011). Diante do exposto e tendo em vista a escassez de dados na literatura, o objetivo geral do estudo é identificar os principais aspectos morfológicos do aparelho urinário de Caiman latirostris, e analisar a bioquímica do sangue dessa espécie.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000