Acompanhamento das ações

O PPGCV-UFES vem buscando implantar melhorias contínuas, com vistas à cumprir todas as exigências necessárias para implantação do curso de Doutorado. Em julho de 2020, como uma das ações do programa de autoavaliação e planejamento estratégico conduzido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFES e, em resposta à demanda da CAPES, que em 2019 divulgou novas normas de avaliação e diretrizes para a autoavaliação dos PPGs, o Colegiado do PPGCV instituiu a comissão de autoavaliação (CAA) para discussão e formalização das ações estratégicas a serem implantadas no programa. A CAA foi composta pelos coordenadores, professor José de Oliveira Carvalho Neto e professora Jankerle Neves Boeloni; pelas professoras do quadro permanente do PPGCV, Isabella Vilhena Freire Martins (coordenadora do PPGCV entre 2010 e 2015) e Maria Aparecida da Silva (egressa do PPGCV); pelo servidor técnico administrativo lotado no Hospital Veterinário do CCAE, Ítalo Câmara de Almeida (egresso do PPGCV); e, por um membro externo ao programa, o professor Wellington Ronildo Clarindo. Hoje, a CAA é composta pelos seguintes membros: professora Janaina Cecília Oliveira Villanova Konishi e professor José de Oliveira Carvalho Neto (coordenadores em exercício); pelas professoras do quadro permanente do PPGCV Isabella Vilhena Freire Martins (coordenadora do PPGCV entre 2010 e 2015), Maria Aparecida da Silva (egressa do PPGCV) e Jankerle Neves Boeloni; pelo servidor técnico administrativo lotado no Hospital Veterinário do CCAE, Ítalo Câmara de Almeida (egresso do PPGCV); e, pelo membro externo ao programa, professor Wellington Ronildo Clarindo. 

Como relatado nos documentos “Procedimento de autoavaliação do PPGCV/UFES “ e “Planejamento estratégico do PPGCV/UFES”, ambos disponíveis para consulta no sítio <https://cienciasveterinarias.ufes.br/pt-br/autoavaliacao-e-planejamento-estrategico>, a CAA, empregando metodologia apropriada, identificou os principais pontos fortes e fracos do PPGCV e, propôs ações de melhorias a serem realizadas a curto médio e longo prazo, a fim de sanar as deficiências e melhorar, de forma global, os indicadores do programa junto à CAPES, o que permitirá a abertura do curso de Doutorado no PG.

A primeira estratégia prevista, com vistas a sanar tais deficiências, foi instituir comissões internas, constituídas por membros do Colegiado, que passariam a ser responsáveis pelo cumprimento das ações e metas pré-definidas pela CAA e, pela apresentação dos resultados destas, comprovando, através de indicadores pré-estabelecidos, o comprometimento do programa com os critérios de avaliação da PRPPG-UFES, coadunadas com a CAPES. Para tal, foi considerado o período de 5 anos (2021 a 2025). Uma análise primária das ações realizadas entre o período de agosto de 2021 a maio de 2022, com o objetivo de avaliar o cumprimento das metas pré-estabelecidas pela CAA até o momento, bem como outras relativas à gestão do programa, foi realizada. O presente relato, apresentado no anexo, é preliminar e, outro será realizado em dezembro de 2022. No início de 2023, a CAA irá reunir para realizar a avaliação do biênio 2021/2022 completo.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000