Ações sociais, eventos e notícias

Demoday - Projetão UFES

Aconteceu, no dia 15 de dezembro de 2022, a terceira edição do Demoday - Projetão UFES. O "Projetão"  é uma metodologia/framework de projetos que oferece uma experiência de aprendizagem, inovação e empreendedorismo, desenvolvida e aperfeiçoada por professores da UFPE, atualmente, ofertada em inúmeras instituições, simultaneamente ou não. Para alunos da UFES, é oferecida como disciplina multidisciplinar desde 2021/2 e reúne estudantes de graduação e pós-graduação dos Campi de Alegre, Goiabeiras e São Mateus. A disciplina ocorre no formato de aprendizagem por projetos (PBL - Project-based Learning), oportunizanado que os estudantes percorram uma jornada de aprendizagem com diversas etapas, entre as quais, a identificação de problemas e de população-alvo, ideação e desenvolvimento de soluções, preparo de protótipos e testes com usuários. Como resultado, em 2022 houve apresentação de pitchs no "Demoday", aberta para todos interessados em inovação e empreendedorismo. Este ano, 7 grupos, inclusive com a participação de estudantes do PPGCV, apresentaram seus pitchs. Conheça mais sobre a dsiciplina e os resultados assistindo a presentação dos projetos no link Apresentação - Demoday 2022.


Oferta da disciplina "Extensão - Ciências Veterinárias e Sociedade"

O PPGCV ofertou, pela primeira vez, a  disciplina “Extensão - Ciências Veterinárias e Sociedade (PGCV-1146)”, cursada por 15 discentes do programa, no segundo semestre de 2022. A disciplina foi criada em resposta à demanda de modernização da matriz curricular e para propiciar maior aproximação entre as ações do programa e a sociedade Alegrense. No decorrer do semestre, os discentes desenvolveram o projeto de extensão “Ciências veterinárias e o lúdico” sob orientação da professora permanente do PPG, Maria Aparecida da Silva, cadastrado na PROEX-UFES (número 3462). Segundo a professora, “o projeto oportunizou aos discentes, a realização de atividades fora dos muros da Universidade, promovendo o contato com a sociedade de Alegre”. De forma lúdica, os discentes ofereceram palestras e oficinas para alunos do primeiro e segundo períodos de três escolas de educação infantil do município, a saber, Aquarela, Ruth Alice e o Cemei Vanor do Nascimento de Rive. Os temas propostos pela equipe pedagógica das escolas e trabalhados pelos grupos foram “Meio ambiente”, “Cuidado comigo, com o outro e com o meio ambiente” e “Alimentação saudável”. No total, 211 crianças das escolas participaram e aprenderam, de forma criativa e divertida, os conteúdos propostos, idealizados, desenvolvidos e apresentados pelos discentes, sob supervisão da professora. Ainda no contexto da disciplina, no dia 29 de novembro, os discentes participaram do evento “A sociedade conhece e se aproxima do PPGCV-UFES”, também cadastrado na PROEX-UFES (número 3540), simultaneamente à Mostra de Profissões Edição 2022 da UFES, promovida pela PROGRAD (https://prograd.ufes.br/mostra2022). Durante a Mostra, os discentes expuseram, no laboratório de Anatomia Animal, materiais utilizados em experimentos, folders, banners, vídeos, fotos e produtos relacionados aos projetos de pesquisa e extensão realizados nos laboratórios dos professores que compõem o corpo docente do PPGCV-UFES. Os discentes também apresentaram seus trabalhos oralmente e tiveram a chance de dialogar e responder dúvidas, curiosidades e questionamentos feitos pelos visitantes dos stands. No total, foram recebidos 160 estudantes e professores dos colégios que visitaram o campus. Mais informações estão disponíveis na página da UFES/Alegre, no link: Ações de extensão no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/UFES).


Oferta da disciplina "Saúde Única" 

A disciplina "Saúde Única" foi criada e ofertada, pela primeira vez, no segundo semestre de 2022. Contou com a participação de 11 alunos  e consolidou a discussão de forma integrada de diferentes áreas (saúde humana, saúde animal e saúde ambiental), sendo ministrada pelas docentes Juliana Resende e Isabella Martins. A disciplina contou com a participação de dois palestrantes externos e um docente convidado, o professor Dirlei Molinari Donatele, docente do curso de Medicina Veterinária e especialista em epidemiologia e doenças infecciosas. Os alunos puderam reconhecer que a chave para a saúde humana está no equilíbrio dos ecossistemas e na conservação da biodiversidade e, entenderam que prevenir o surgimento de zoonoses passa, necessariamente, por propor soluções que tenham em vista o bem-estar humano, animal, do meio-ambiente e, do planeta, em geral.


PPGCV/UFES recebe nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES

No última dia 12 de setembro a CAPES autorizou a divulgação das notas da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação, realizada entre os anos de 2018 e 2021. O PPGCV/UFES alcançou nota 4, sendo 5 a nota máxima para os programas de Mestrado. As notas de todos os programas de pós-graduação da UFES podem ser acessadas no link https://www.ufes.br/conteudo/dois-programas-de-pos-graduacao-da-ufes-alcancam-nota-6-em-avaliacao-da-capes


Pós-graduação e sociedade - Palestra

No dia 13 de junho de 2022 os alunos do PPGCV tiveram a oportunidade de participar da palestra "A pesquisa como papel transformador da sociedade", com ênfase na atuação dos PPGs na sociedade localmente, especialmente, em instituições do interior. A palestra foi proferida pelo Prof. Dr. João Augusto Oshiro Júnior, docente colaborador do do programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB.  A palestra foi organizada pela coordenação do programa.


Parasite Day - Evento de Internacionalização

Dando continuidade às ações de internacionalização do programa, o Parasite Day, evento realizado pelo PPGCV no dia 02 de dezembro de 2021, de forma virtual, contou com a participação do Dr. Guilherme Gomes Verocai e da Drª. Tatiani Harvey, ambos da Texas A&M University (Georgia, EUA). Os palestrantes abordaram os temas “Helmintoses gastrintestinais caninas: quando tratar?” e “Estamos realmente prevenindo e controlando as parasitoses nas populações pet no Brasil?”, respectivamente. O Dr. Rafael Antonio do Nascimento Ramos (UFAPE, Brasil) também participou do evento e abordou o tema "Dirofilariose: desafios, diagnóstico e controle". O evento, transmitido pelo canal do PPGCV no YouTube®, foi organizado e moderado pela professora do programa, Isabella Vilhena Freire Martins e, o conteúdo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=H1o9YV9SOD0. Ao todo, o evento contou com 173 inscrições e 256 pessoas acompanharam as palestras pela rede social.


Mostra de Inovação - Evento local

Aconteceu no dia 10 de dezembro de 2021 a I Mostra de Inovação da Região do Caparaó, promovida pela UFES, Campus Alegre. O evento foi voltado para a difusão da cultura do Empreendedorismo e Inovação contribuindo para a transferência de conhecimentos, com o propósito de estimular a transformação de ideias em negócios de sucesso. Com a realização desta ação de extensão pretendeu-se estimular os trabalhos acadêmicos voltados para o empreendedorismo e inovação nas IES da região do Caparaó e do entorno; divulgar a Incubadora de Empresas Sul Capixaba; fortalecer o vínculo entre a UFES e o IFES; e, divulgar e estimular o encaminhamento de propostas para o Programa Centelha – ES. O “Programa Centelha” é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Financiadora de Estudos e Projetos, em parceria com o CNPq, com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e a Fundação CERTI, a fim de impulsionar a criação de novos produtos e negócios. Mais informações em: https://alegre.ufes.br/i-mostra-de-inovacao-da-regiao-do-caparao. O Prof. Vagner Tebaldi, do PPGCV, foi um dos organizadores do evento.


Fale com especialistas - Evento interno

Nos meses de abril a maio de 2021, aconteceu na disciplina Desenvolvimento de produtos farmacêuticos de uso vetrinário, ofertada pelo PPGCV e ministrada pela Profa. Janaina Villanova, o "Bate-papo com especialistas". Alunos do PPGCV e de graduação em Farmácia, tiveram a oportunidade de ouvir palestras e conversar com especialistas que falaram  sobre: Uso de fitoterápicos na farmacotrapia veterinária (Elisabeth M. L. de Prado - egressa do PPGCV e Winner Duque - Mestrando da UNESP); Nanotecnologia em dermatologia veterinária (Dra. Letícia Mazzarino, CEO da empresa Nanoscoping); e Mercado de hospedagem e bem-estar canino (Farmacêutica Amaranta Villanova e Rodrigo Rodrigues, donos de uma loja da franquia TOP DOG - creche canina). Foram momentos de muitas discussões e trocas, especialmente acerca das inovações em produtos e serviços disponíveis para o mercado pet no Brasil.


Egressa destaque do PPGCV - Notícia

No ano de 2021, Suzana Gonçalves Carvalho selecionada como "Egressa destaque do PPGCV", teve sua dissertação de mestrado intitulada "Complexos de inclusão furazolidona: ciclodextrinas visando o desenvolvimento de medicamentos para o tratamento da leishmaniose cutânea canina: caracterização física e avaliação biológica in vitro" contemplada com o primeiro lugar no Primeiro Prêmio Ufes de Teses e Dissertações da UFES, na grande área de Ciências Agrárias (https://edufes.ufes.br/exhibits/show/novidades/resultado-do-premio-de-teses). A dissertação da aluna deu origem à 2 artigos publicados em priódicos especializados e recebeu uma premiação no evento intrnacional 22nd International Symposium on Microencapsulation - Second prize Poster Presentation. Conheça mais o trabalho da Suzana acessando o Lattes http://lattes.cnpq.br/0368944797413814.


Toxic Plants Day - Evento de Internacionalização

Iniciando as ações de internacionalização do PPGCV, no dia 10 de dezembro de 2020, o programa promoveu o Toxic Plants Day, evento que contou com a participação dos palestrantes Dr. James Pfister (Poisonous Plant Research Laboratory - U.S. Departament of Agriculture), que falou sobre "Plantas Tóxicas na América do Norte"; com o professor Dr. Claudio Severo Lombardo de Barros (professor titular aposentado da UFSM), que abordou o tema "Plantas Tóxicas no Sul do Brasil"; e, com o professor Dr. Franklin Riet Correa (Professor Emérito da UFPel), que encerrou o ciclo de palestras falando sobre "Plantas Tóxicas no Nordeste do Brasil". As palestras foram transmitidas pelo YouTube®, com moderação da discente Natânia Sperândio e, foram acompanhadas por 160 participantes. O vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3A2jMd4euOc teve mais de 770 acessos.

 

 

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000