Credenciamento e descredenciamento
O RESULTADO FINAL DO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2025 ESTÁ DISPONÍVEL. Conforme Edital, este resultado será homologado em reunião colegiada e será divulgado até o dia 28/11. Para aqueles docentes aptos que são do quadro efetivo de outra IES que não da UFES, após homologação e divulgação do resultado final e, antes da inclusão do docente no Colegiado do PPGCV e na SUCUPIRA, será necessário celebrar um ACORDO DE COOPERAÇÃO nos moldes do que já existe com o IFES (Modelo de acordo de cooperação) bem como apresentar um plano de trabalho cujo modelo está anexado abaixo do resultado e também está disponível no link Acordo de cooperação. O acordo e o plano de trabalgo serão apreciados pela PRPPG/UFES.
Informações sobre credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes:
- Os docentes que compõem o colegiado acadêmico do PPGCV são classificados em duas categorias: permanentes e colaboradores.
- Os critérios para credenciamento e permanência dos docentes no programa se encontram estabelecidos no Regimento Interno (Resolução Normativa CCAE/UFES Nº 027, DE 24 DE JUNHODE 2022) e na Instrução Normativa PPGCV/UFES Nº 01 DE 21 de julho de 2025.
- Os atos deveraõ ser aprovados pelo colegiado acadêmico do curso.
- O credenciamento ocorrerá quadrienalmente ou por demanda, mediante processo público, divulgado em Editais Simplificados.
Critérios para credenciamento, como transcrito da Instrução Normativa PPGCV/UFES Nº 01 DE 21 de julho de 2025 (IN 001/2025):
Art. 4º Para fins de credenciamento, o candidato será categorizado como docente permanente e deverá cumprir com os seguintes itens:
- Publicação científica: apresentar índice de produção científica igual ou maior ao do programa na última avaliação quadrienal, considerando os estratos A1 a A5; ou possuir ao menos 5 (cinco) artigos científicos publicados nos quatros anos anteriores ao credenciamento com estrato A1 a A5; ou ter publicado no mínimo 1 artigo científico ao ano, nos últimos 4 anos, com estrato Qualis A1 a A5.
- Possuir orientação concluída de ao menos uma iniciação científica, inovação tecnológica ou trabalho de conclusão de curso, salvo quando o candidato for recém-contratado (2 anos).
- Ter participado como coordenador de projeto de pesquisa ou extensão, com ou sem financiamento ou, como membro de projeto de pesquisa ou extensão, com ou sem financiamento, quando for recém-contratado (2 anos).
- Propor a criação de uma disciplina de interesse para a linha de pesquisa do programa a ser ofertada regularmente.
- A participação do candidato em outro programa de pós-graduação for limitada a uma (01).
