Bibliotecas e Recursos de TI
Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES (SIB/UFES)
Com relação à biblioteca e tecnologias de informação, todos os docentes e discentes do PPGCV possuem acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES (SIB/UFES), composto por sete unidades de informação nos três campus da Universidade localizados fora de Alegre, com consulta remota. Outra unidade se localiza em Alegre (Biblioteca Setorial Sul - SBS) e uma Jerônimo Monteiro (Biblioteca Setorial do Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável - NEDTEC). Em ambos, o acesso aos acervos pode ser feito de forma remota ou física.
O SIB/UFES é coordenado pela Biblioteca Central e tem como objetivo o suprimento técnico das demandas de informações necessárias às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e de Administração da UFES. São serviços oferecidos pelo SIB/UFES: catálogo online; empréstimo domiciliar; treinamento de usuários para consultas nas bases de dados e levantamento bibliográfico; orientações para normalização de trabalhos acadêmicos e uso do Portal Periódicos Capes; comutação e reserva de bibliografia; catalogação de publicações; repositório das dissertações e demais trabalhos de conclusão de curso; visitas guiadas; disponibilização de espaços para estudos em grupo e individual; rede de internet sem fio; e, computadores com impressora.
No campo da Tecnologia da Informação, destacamos contratos vigentes desde 2020, que garantem o acesso a diversas plataformas digitais:
• Portal RT-Online (Revista dos Tribunais): acesso a mais de 30 títulos de revistas e conteúdo da área jurídica.
• Target GedWeb: acesso a normas da ABNT e Mercosul, com mais de 16.000 normas ABNT NBR/NM e normas internacionais.
• Minha Biblioteca: Plataforma com mais de 10.000 títulos de e-books em várias áreas do conhecimento.
• Plataforma Virtual Pearson: acesso a mais de 9.000 títulos de e-books de diversas editoras, abrangendo mais de 40 áreas do conhecimento.
• Biblioteca Digital Cengage: Acesso a 513 títulos de e-books em português.
• Plataforma Acervus: reúne e da visibilidade ao patrimônio cultural, histórico e acadêmico da UFES com acervos bibliográficos, museológicos e arquivísticos existentes nos vários setores da Instituição.
• Laboratório de Acessibilidade Informacional e Inclusão: espaço dedicado à implementação de ações de política inclusiva para pessoas com deficiência.
• Serviço de Apoio ao Pesquisador (SAP): visa o atendimento das demandas de pesquisas da comunidade universitária e a sociedade em geral.
• ASTM Standars and Engineering Digital Library: permite acesso a 13 mil normas internacionais aplicáveis a materiais, sistemas, produtos e serviços que são utilizadas na padronização das áreas de design, produção industrial e comércio.
• Plataforma CAFe (Comunidade Acadêmica Federada): acesso remoto do Portal de Periódicos da CAPES. Além disso, o SIB mantém licenças permanentes de e-books das editoras Cambridge, Wiley, IEEE, Elsevier, Zahar e Senac/SP, totalizando aproximadamente 1.500 títulos nacionais e internacionais.
Nos últimos quatro anos, a Biblioteca da UFES investiu cerca de 3 milhões de reais, promovendo mudanças significativas no ambiente da Biblioteca Central. Agora, o espaço conta com mais de 800 assentos, mesas equipadas com conexões elétricas para dispositivos eletrônicos, e armários guarda-volumes com abertura biométrica. Em relação à acessibilidade, a Biblioteca foi reformada para eliminar barreiras arquitetônicas, proporcionando melhor acesso para pessoas com deficiência. Foram implementadas melhorias como piso tátil, sinalização sonora e visual, adequação de rampas e calçadas, além da aquisição de softwares de tecnologia assistiva. A Biblioteca possui o Repositório Institucional (RiUfes), sendo um conjunto de serviços de materiais digitais criados pela Instituição e por membros da sua comunidade. No RiUfes, é possível acessar as seguintes coleções: Documentos Administrativos, Livros Digitais, Produção Científica, Teses e Dissertações e Trabalhos Acadêmicos. O RiUfes permite a busca das Teses e Dissertações por meio do Programa de Pós-Graduação, data de publicação, autor, título e assunto.
Com o objetivo de contribuir para a gestão acadêmica e administrativa dos Programas de Pós Graduação (PPGs), alinhado com o Programa de Melhoria da Pós-Graduação (PROPOS), a PRPPG adquiriu a licença da Plataforma StelaExperta® e aderiu ao Sistema Tarrafa, registrando todos os coordenadores de Pós graduação stricto sensu. O StelaExperta®, pertencente à StelaTek, uma startup do Instituto Stela, se dedica à pesquisa, desenvolvimento e inovação de soluções tecnológicas para auxiliar as instituições de ensino superior e as instituições de ciência, tecnologia e inovação na gestão estratégica de informações. Essa plataforma permite que os coordenadores e docentes avaliem e acompanhem a performance de seus PPGs ao longo dos quadriênios, com base nos critérios utilizados pelas áreas de avaliação da CAPES. Utilizando dados da Plataforma Sucupira, o StelaExperta® oferece a possibilidade de realizar benchmarkings entre os PPGs da instituição e programas pares, permitindo identificar o desempenho quantitativo em cada item e indicador. Já o Sistema Tarrafa, desenvolvido na Unimontes pelo Prof. Dr. Renê Rodrigues Veloso, é um sistema gratuito que possibilita que os PPGs avaliem seus dados de acordo com a gestão de ensino, pesquisa e extensão. A plataforma permite que os PPGs analisem os seguintes aspectos: 1) Dados gerais sobre os PPGs: Informações de identificação, conceito, nível, corpo docente, discente e egressos; 2) Indicadores de desempenho: Evolução dos principais indicadores de produtividade, incluindo TCCs, projetos e seus produtos gerados; 3) Força das linhas de pesquisa: Mapeamento do desempenho de cada linha e a distribuição da produção em cada uma; 4) Rastreamento dos currículos: Informações sobre os currículos Lattes dos docentes permanentes, taxa de atualização e informações lançadas; 5) Redes de colaboração: Grau de colaboração interna e entre os PPGs da instituição; 6) Produtos vinculados aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs): Indicadores de desempenho dos TCCs defendidos, com destaque para as produções técnicas e bibliográficas associadas; 7) Ranqueamento dos docentes: Avaliação do desempenho individual de cada docente em relação aos PPGs de mesmo conceito, mesma região e de diferentes conceitos. Sobre os recursos de informática, no CCAE/UFES cada docente possui, em seu gabinete individual ou compartilhado com amis um docente, um computador ligado em rede, para uso próprio, com pacote Office e rede wi-fi.
O acesso ao sistema de Periódicos Capes mediante login é livre no campus e, mediante cadastro, pode ser realizado de casa. O CCAE dispões de três laboratórios de Informática, os quais podem ser utilizados pelos cursos de graduação e pós-graduação: 1. Laboratório I: acesso à internet via wi-fi, com 40 computadores; Laboratório II: acesso à internet via wi-fi, com 30 computadores; Laboratório III: acesso à internet via wi-fi, com 40 computadores. Todos os espaços são climatizados e os laboratórios II e II, possuem lousa branca, data-show e tela de projeção.
BIBLIOTECA SETORIAL DE ALEGRE
Clique em http://biblioteca.alegre.ufes.br e acesse o novo site da Biblioteca - Setorial Sul.