Autoavaliação e Planejamento estratégico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) está inserido no programa de autoavaliação e planejamento estratégico conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFES, denominado PROPOS. Conforme proposta da PRPPG, o PROPOS tem como objetivo a melhoria gradual do conceito CAPES dos programas através da implantação de planejamento estratégico, realizado com o auxílio de consultores externos (https://prppg.ufes.br/autoavaliacao-e-planejamento-estrategico).

O processo de autoavaliação do PPGCV tem o objetivo de definir o conjunto de políticas, diretrizes e instrumentos, interrelacionados e sistêmicos a serem utilizados, para que melhorias contínuas sejam alcançadas. O processo é dinâmico, continuado e de construção coletiva, visando:

- Avaliar de maneira sistemática e periódica o funcionamento do PPGCV/UFES e dotá-lo de mecanismos de auto-ajustes, sempre que se mostrarem necessários;

- Estimular a busca por padrões de excelência operacional, através da identificação de oportunidades de melhorias, dentro de processos contínuos;

- Proporcionar mecanismos de sintonia com as políticas de avaliação interna da UFES definidas e implementadas pela Resolução n. 49/2016 do Conselho Universitário da UFES;

- Proporcionar mecanismos de sintonia com as políticas de avaliação interna e externa da UFES, definidas pela CAPES.

Em 2019, a CAPES divulgou novas normas de avaliação e diretrizes para a autoavaliação dos PPGs, estabelecendo requisitos específicos para os planejamentos estratégicos dos PPGs. Desta forma, em 2019, a UFES iniciou uma nova revisão de seus procedimentos de autoavaliação e planejamento estratégico, incorporando as diretrizes da CAPES e adaptando os procedimentos do PROPOS às novas normas de avaliação. Estes, foram incorporadas pela comissão de autoavaliação do PPGCV. 

Para atender a proposta metodológica de autoavaliação, foi criada uma comissão de autoavaliação (CAA), composta pelos coordenadores com mandato em vigência, por docentes permanentes, avaliadores externos, egressos e/ou técnicos colaboradores do PPGCV, para discussão e formalização das ações de autoavaliação e elaboração do planejamento estratégico do programa. A primeira CAA do PPGCV foi composta pelos seguintes membros:

José de Oliveira Carvalho Neto - coordenador e docente permanente do PPGCV;

Jankerle Neves Boeloni - coordenadora adjunta e docente permanente do PPGCV;

Isabella Vilhena Freire Martins - docente permanente e decana do PPGCV. Também participou do processo de criação do PPG, sendo coordenadora entre 2010 e 2015;

Maria Aparecida da Silva - egressa do programa no ano de 2012 e atual docente permanente do PPGCV;

Wellington Ronildo Clarindo - Avaliador externo e docente permanente dos PPGs em Genética e Melhoramento da UFV e da UFES;

Ítalo Câmara de Almeida - egresso do programa em 2015, servidor técnico administrativo lotado no Hospital Veterinário do CCAE e colaborador em projetos realizados por discentes do PPGCV.

A comissão teve como foco inicial a definição dos aspectos representativos da qualidade do PPGCV. Inicialmente, a CAA definiu a missão, a visão e os valores do PPGCV/UFES, contribuindo para o estabelecimento da identidade do programa, bem como estabeleceu metas e objetivos a serem cumpridos a curto, médio e longo prazos. Ainda, a CAA propôs definir, com clareza, as etapas do processo de autoavaliação e avaliar informações do programa coletadas através de questionários e de análise de indicadores, a fim de destacar as potencialidades e fragilidades evidenciadas durante o processo. Finalmente, a comissão elaborou o planejamento estratégico para autoavaliação do PPGCV e apresentou o resultado do primeiro ciclo avaliativo. 

Reforçando as ações realizadas pela comissão, no ano de 2019, o PPGCV recebeu a visita  in loco da Coordenadora de área  Profa. Maria Angelica Miglino, que se reuniu com o colegiado do programa, a fim de auxiliar na análise dos indicadores do PPGCV, bem como apontar possíveis ações a serem incluídas no planejamento estratégico, com vistas a contribuir para a melhoria dos indicadores do programa. 

Em 11 de agosto de 2020 foi apresentada pela CAA a “Proposta de ações a serem realizadas para implementação do processo de autoavaliação (AA) do PPGCV”, aprovada em reunião ordinária do colegiado. Uma das etapas do processo de autoavaliação e elaboração do planejamento estratégico pelo CAA consistiu na participação dos docentes, discentes e egressos, que foram convidados a responder um formulário avaliativo do programa, referente ao período 2013-2020. Após análise dos formulários, compilação das respostas e elaboração do relatório pela CAA, o mesmo foi enviado para um grupo de avaliadores externos (Prof. Abelardo Silva Júnior: Coordenador do PPG em Medicina Veterinária da UFV; Prof. Carlos Luiz Massard: Professor Titular do Departamento de Parasitologia da UFRRJ; Profa. Marilda Orghero Taffarel: egressa do PPGCV/UFES e coordenadora do PPG em Produção Sustentável e Saúde Animal da UEM), que apresentaram um parecer para a CAA. Em março de 2021 os membros do CAA e os avaliadores externos convidados se reuniram para análise críticas dos resultados e elaborações de sugestões, que comporão o planejamento estratégico do programa. Tanto o Planejamento Estratégico do PPGCV, incluindo a matriz swot, metas, ações e indicadores, bem como o relatório final do primeiro ciclo de autoavaliação, estão disponíveis nos anexos abaixo.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000