Autoavaliação e Planejamento Estratégico

A UFES possui uma sólida política de Autoavaliação e Planejamento Estratégico baseada no PROPOS, cujo objetivo é estabelecer uma cultura de autoavaliação formativa, orientando a construção do Planejamento Estratégico de cada PPG, com metas de desempenho alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PROPOS se insere em um conjunto de ações realizadas no quadriênio 2021-2024, objetivando mapear as potencialidades e fragilidades dos PPGs, a fim de oferecer os elementos para redirecionar as ações em curso e, ainda, para subsidiar a elaboração do Planejamento Estratégico. Além disso, conforme relatório de Grupo de Trabalho sobre Autoavaliação de Programas de Pós-graduação da CAPES, o PROPOS permite monitorar a qualidade dos programas, os processos formativos, a produção de conhecimento, a atuação e o impacto político, educacional, econômico e social dos PPGs, sempre com foco na formação discente e, na perspectiva da inserção social, científica, tecnológica e profissional. A ideia central do PROPOS é estabelecer a cultura de autoavaliação formativa a fim de orientar a construção do Planejamento Estratégico de cada PPG, construindo metas de desempenho que levem em consideração os critérios de cada uma das 50 áreas de avaliação da CAPES e recomendações descritas nas fichas de avaliação da Diretoria de Avaliação (DAV).

Em 2019, a CAPES divulgou novas normas de avaliação e diretrizes para a autoavaliação dos PPGs, estabelecendo requisitos específicos para os planejamentos estratégicos dos PPGs (Autoavaliação e Planejamento Estratégico - CAPES). Desta forma, a UFES iniciou uma nova revisão de seus procedimentos de autoavaliação e planejamento estratégico para seusPPGS, incorporando as diretrizes da CAPES e adaptando os procedimentos do PROPOS às novas normas de avaliação (Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFES). Neste cenário, o PPGCV está inserido no PROPOS da PRPPG/UFES e realiza ações contínuas, coordenadas e de construção coletiva, mediante a implementação do processo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico no ano de 2020 (Autoavaliação e Planejamento Estratégico), visando a melhoria gradual da nota CAPES do PPG.

Para atender a proposta metodológica do processo, foi criada uma Comissão de Autoavaliação (CAA), composta pelos coordenadores com mandato em vigência, por docentes permanentes do PPGCV, por avaliadores externos, egressos e técnicos administrativos do programa, para discussão e formalização das ações de Autoavaliação e elaboração do Planejamento Estratégico do programa. A primeira CAA do PPGCV foi composta pelos seguintes membros: José de Oliveira Carvalho Neto - coordenador e docente permanente do PPGCV; Jankerle Neves Boeloni - coordenadora adjunta e docente permanente do PPGCV; Isabella Vilhena Freire Martins - docente permanente, decana e uma das proponentes do PPGCV; Maria Aparecida da Silva - egressa do programa e atual docente permanente do PPGCV; Wellington Ronildo Clarindo - avaliador externo e docente permanente dos PPGs em Genética e Melhoramento da UFV e da UFES; e, Ítalo Câmara de Almeida - egresso do programa em 2015, servidor técnico administrativo lotado no Hospital Veterinário do CCAE e colaborador em projetos realizados no PPGCV.

As atividades de Planejamento Estratégico do PPGCV decorrentes da Autoavaliação incorporaram, de maneira explícita, o alinhamento ao PDI/UFES e as ações do PROPOS. Enquanto o PDI/UFES e o Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFES abordam questões fundamentais da instituição, como estrutura organizacional, prioridades de investimento, processos de trabalho e orçamento, o Planejamento Estratégico do PPGCV foi mais conciso e objetivo, concentrando-se nas ações necessárias para a melhoria do programa. Para tanto, a Comissão adotou a matriz SWOT como ferramenta de análise sistemática, avaliando elementos essenciais para o estabelecimento de metas e indicadores de qualidade. A matriz SWOT foi utilizada para analisar Forças, as Fraquezas, as Oportunidades e as Ameaças a serem enfrentadas pelo PPG. Esta ferramenta proporcionou uma leitura das forças e fragilidades presentes no ambiente interno, assim como oportunidades e ameaças no ambiente interno e externo e permitiu que a Comissão elaborasse estratégias para melhorar o desempenho organizacional do PPG, estabelecendo metas para os próximos quadriênios.  

Em agosto de 2020 foi apresentada pela CAA a “Proposta de ações a serem realizadas para implementação do processo de Autoavaliação (AA) do PPGCV”, aprovada em reunião ordinária do Colegiado. Uma das etapas do processo de autoavaliação e elaboração do planejamento estratégico pelo CAA consistiu na participação dos docentes, discentes e egressos, que foram convidados a responder um formulário avaliativo do programa, referente ao período 2013-2020. Após análise dos formulários, compilação das respostas e elaboração do relatório pela CAA, o mesmo foi enviado para um grupo de avaliadores externos (Prof. Abelardo Silva Júnior: Coordenador do PPG em Medicina Veterinária da UFV; Prof. Carlos Luiz Massard: Professor Titular do Departamento de Parasitologia da UFRRJ; Profa. Marilda Orghero Taffarel: egressa do PPGCV/UFES e coordenadora do PPG em Produção Sustentável e Saúde Animal da UEM), que apresentaram um parecer para a CAA. Em 2021 os membros do CAA e os avaliadores externos convidados se reuniram para análise críticas dos resultados e elaborações de sugestões, que comporam o Planejamento Estratégico do programa. Tanto o Planejamento Estratégico do PPGCV, incluindo a matriz swot, metas, ações e indicadores, bem como o relatório final do primeiro ciclo de autoavaliação, estão disponíveis nos anexos abaixo.

Em 2023, a fim dar continuidade às ações de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGCV, a CAA foi recomposta e passou a contar com os seguintes membros: Isabella Vilhena Freire Martins - atual presidente da CCA; José de Oliveira Carvalho Neto - professor permanente e ex-coordenador do PPGCV (2017-2021); Jankerle Neves Boeloni - docente permanente do PPGCV; Wellington Ronildo Clarindo - avaliador externo e docente permanente dos PPGs em Genética e Melhoramento da UFV e da UFES; e, Carlos Alberto Moreira Júnior - egresso do PPGCV e servidor técnico administrativo lotado no Hospital Veterinário do CCAE. 

O terceiro ciclo do processo de Autoavaliação do PPGCV consistiu na meta-avaliação do processo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico elaborado no quadriênio 2017 – 2024, mediante análise do impacto das ações propostas e implementadas entre 2021 e 2024. Entre os meses de julho de 2024 e fevereiro de 2025, os membros da CAA se reuniram e avaliaram, qualitativa e quantitativamente, o cumprimento das metas previstas no Planejamento Estratégico do PPGCV, a partir dos relatórios anuais de gestão disponíveis, a fim de determinar indicadores e verificar a efetividade das ações propostas nas melhorias observadas no programa entre os anos de 2021 e 2024. A partir da análise destes dados, foi gerado o relatório de "Meta-análise do processo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGCV", que foi apresentado ao Colegiado no final do período letivo de 2024. Com base na análise das melhorias ocorridas, novas ações estratégicas foram elencadas para o quadriênio 2025 - 2028.

Todos os documentos do processo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGCV/UFES estão disponíveis a seguir.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000