Parcerias e Intercâmbios Institucionais
Parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais
Todos os docentes do PPGCV mantêm parcerias com outras instituições no país e com docentes de outros PPGs da UFES e de outras universidades. A professora Juliana Alves Resende mantém parceria com a Embrapa Gado de Leite – unidade Juiz de Fora; o professor José de Oliveira Carvalho Neto, com o IDAF e com a Rede Brasileira de Reprodução Animal (ReBRAn); as professoras Maria Aparecida da Silva e Louisiane de Carvalho Nunes, têm trabalhos em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (CETAS/IBAMA) e com o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMAR); e, a professora Janaina Cecília Oliveira Villanova mantém uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz-Rondônia (FIOCRUZ - RO), para a testagem da atividade e segurança de compostos com atividade leishmanicida em animais .
Parcerias importantes entre docentes e instituições foram firmadas durante o pós-doutoramento da professora Juliana Alves Resende, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Micorbiologia Aplicada (GRAm). Além da colaboração oriunda do seu pós-doutoramento com a Dra. Alina-Mariana Balu Balu, coordenadora do Laboratório de Química Orgânica da Universidad de Cordoba (UCO), a docente estabeleceu uma rede colaborativa com os professores doutores João Gilberto Meza Ucella Filho da UFV, Irlon Maciel Ferreira (UNIFAP), Mariana Drumond Ignachiti (UFES) e Ananias Francisco Dias Júnior (UFES).
Ainda no cenário internacional, cabe destacar a parceria entre o professor Leonardo Oliveira Trivilin e o Dr. Thomas Lund, do Centro de Patologia Molecular do The Institute of Cancer Research do Royal Marsden Hospital em Londres (Inglaterra); do professor Marco Tulio Almeida Costa e a professora rofa. Dra. Amélia Almeida, da Massey University (Nova Zelândia); e, da professora Isabella Vilhena Martins Freire com o Dr. Guilherme Verocai, diretor do Laboratório de Diagnóstico Parasitário e Texas A&M (EUA), todas consolidadas nos estágios técnico-científicos realizados em 2024.
A professora Isabella Martins Vilhena Freire está inserida como membro do Grupo de Estudo Aplicado em Produtos Naturais e Síntese Orgânica (GEAPS) da UFES e possui parceria com os professores da UFES Adilson Vidal Costa, Vagner Tebaldi Queiróz e Mariana Drumond Ignachiti.
Como já mencionado anteriormente, a professora Janaina Cecília Oliveira Villanova também mantém uma rede de parceria ativa com o professor Marlus Chorilli, da UNESP, com a publicação no último quadriênio de 4 artigos. Também são parceiros da docente o professor Rodrigo Lambert Oréfice, do Laboratório de Engenharia de Polímeros e Compósitos (LEPCom) da UFMG; o professor Jair Carlos Checon de Freitas, do Laboratório de Materiais Cerâmicos (LMC) da UFES; e o professor Arnaldo Leal Júnior, coordenador do Laboratório de Sensores da UFES e do projeto “Bioimpressão 3D fotônica assistida por materiais 2D para a nova geração de dispositivos biomédicos” apoiado pela Chamada CNPq/MCTI/BRICS-STI N 04/2022, o qual a docente integra como pesquisadora colaboradora.
Parcerias com empresas privadas
O Prof. Dr. Pedro Pierro Mendonça realiza trabalhos em parceria com as empresas Vaxxinova, no projeto intitulado "Avaliação da duração da imunidade da vacina contra Streptococcus agalactiae (projeto BIO.030) quando administrada em tilápias-do-Nilo". O desenvolvimento do projeto financiou a adequação de infraestrutura física e de equipamentos de um dos laboratórios do professor Pedro, impactando no desenvolvimento das dissertações dos discentes sob sua orientação. Já a parceria com a empresa Ullicens Br gerou um acordo para fornecimento de matérias primas para o desenvolvimento de dissertações sob sua orientação.
A Profa. Dra. Isabella Vilhena Freire Martins com as empresas Bioclin e Ourofiino, estão vinculadas a dissertação de discentes sob sua orientação. A empresa Bioclin fez a doação de 300 testes rápidos de diagnóstico de giardíase para fins de pesquisa enquanto a empresa Ourofino doou 100 testes rápidos para o laboratório de Parasitologia da professora.