Informações sobre o curso e Linha de pesquisa

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Nível: Mestrado acadêmico
Ano de início das atividades: 2008
Conceito atual na CAPES: 3
Criação: Resolução Nº 66/2007 do CEPE/UFES                                                                        

Ato normativo: Portaria MEC Nº 87 de 18 de agosto de 2007; Parecer homologado pelo CNE Nº 277/2007

Número de créditos para titulação: 24
Periodicidade de seleção: anual ou sob demanda de bolsas
Vagas por seleção (3 últimos processos seletivos): 16 (2019); 12 (2020); 12 (2021)
Número de bolsas concedidas (3 últimos anos): 12 (2019); 5 (2020); 5 (2021)

Podem participar dos processos seletivos, graduados em Medicina Veterinária, Zootecnia, Farmácia, Biologia, Química e quaisquer outras áreas, desde que atuem em projetos desenvolvidos pelos docentes do programa, com escopo em Ciências Veterinárias.


LINHA DE PESQUISA

Área de concentração: Ciências veterinárias (Grande área CNPq: 5.05.00.00-7)

Uma das ações de reestruturação do PPGCV iniciada em 2017, decorrente da autoavaliação e do planejamento estratégico do programa, foi a adequação das linhas de pesquisa, reunindo-as em uma única, a fim de abranger as áreas de expertise de todos os docentes do programa, bem como atender ao perfil discente, permitindo a valorização de projetos de caráter multi, inter e transdisciplinares. Assim, em 2020, foi implantada a linha Biociência Aplicada à Produção e Saúde Animal.

Descrição: a linha de pesquisa Biociência Aplicada à Produção e Saúde Animal possui uma proposta ampla, que visa estimular o envolvimento dos discentes e docentes na execução de trabalhos de caráter multi, inter e transdisciplinares. O corpo docente do programa é formado por pesquisadores com experiência em ciências agrárias, exatas e da saúde, o que oportuniza aos pós-graduandos, formação sólida e ampla, em diferentes áreas da saúde e produção animal, seja pelas disciplinas ofertadas e/ou pelas coorientações que são mantidas entre membros internos e externos ao programa, assegurando a oportunidade de ampliação das fronteiras do conhecimento na área. A interface entre os projetos dos docentes favorece a abordagem de aspectos morfológicos, patológicos, microbiológicos, imunológicos, produtivos, reprodutivos e de desenvolvimento de insumos e produtos, permitindo a busca de soluções para problemas ou situações específicas, através de parcerias internas e entre os setores público e privado. Assim, os trabalhos desenvolvidos no PPGCV valorizam a formação de recursos humanos qualificados para atuação  no setor agropecuário, área estratégica do Espírito Santo, intervindo na produção e sanidade animal; na área de saúde e bem-estar animal; em ações de conservação e preservação animal; e, na saúde única. Os egressos do PPGCV estão aptos a realizarem a transferência de tecnologia de produtos, processos e serviços, em atendimento a demandas sociais locais e regionais, principalmente.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000