Células Tronco Mesenquimais da Medula Óssea de Ratas Wistar Idosas Não Diminuem o Potencial de Diferenciação Condrogênico Sob Efeito da Triiodotironina.

Nome: ISABELLA COSMO DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/02/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANKERLE NEVES BOELONI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JANKERLE NEVES BOELONI Orientador
LEONARDO OLIVEIRA TRIVILIN Examinador Interno
WELLINGTON RONILDO CLARINDO Examinador Externo

Resumo: O potencial de diferenciação das células tronco mesenquimais da medula
óssea (CTM-MO) diminui em humanos e ratos Sprague Dawley idosos. Além disso, o tratamento com triiodotironina (T3) melhora o potencial condrogênico em CTM-MO de ratas Wistar jovens. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o potencial de diferenciação condrogênico de CTM-MO de ratas Wistar idosas e a influencia da T3. Para isso foi realizada a coleta asséptica de CTM-MO de seis ratas Wistar idosas (12 meses de idade) e seis ratas Wistar jovens (um mês de idade). As células foram cultivadas in vitro em meio básico de cultivo e distribuídas nos seguintes grupos: 1) CTM-MO ratas jovens sem tratamento com T3; 2) CTM-MO de ratas idosas sem tratamento com T3; 3) CTM-MO de ratas idosas tratadas com 0,01 nM T3; 4) CTMMO de ratas idosas tratadas com 1000 nM T3. Após sete, 14 e 21 dias de diferenciação foram avaliados a expressão de Sox-9, agrecano (Agg) e colágeno II (Col II), morfologia celular e formação de matriz condrogênica. Foi realizada análise de variância (ANOVA) seguida de testes estatísticos de acordo com os dados amostrais. A expressão de Sox9 e Agg foi superior no grupo (2) em comparação ao grupo (1) de forma período dependente. No entanto, a formação de glicosaminoglicanos foi semelhante entre esses grupos. O uso de 0,01 e 1000 nM de T3 reduziu a expressão de Agg de forma período dependentes, porém não alterou a
expressão de Sox9 e Col II e a formação de glicosaminoglicanos. Conclui-se que na idade de 12 meses, as ratas Wistar fornecem boa fonte celular e o tratamento hormonal não se faz necessário, pois o potencial de diferenciação condrogênico de CTM-MO de ratas idosas sem tratamento com T3 não é alterado com a idade cronológica.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000