HOMEOPÁTICO NA ALIMENTAÇÃO DE FRANGO DE CORTE

Nome: MAYARA CORREA DIAS

Data de publicação: 15/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOSE GERALDO DE VARGAS JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSE GERALDO DE VARGAS JUNIOR Presidente
PEDRO PIERRO MENDONCA Examinador Interno
RAPHAEL PIRES BOLZAN Coorientador
VERIDIANA BASONI SILVA Examinador Externo

Resumo: BERNABÉ, MAYARA CORREA DIAS DE SOUZA. Homeopático na alimentação de frango de corte. 2022, 49p. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Universidade Federal Espírito Santo, Alegre, ES.
2022. RESUMO: O uso de antibióticos como promotores de crescimento pode ser benéfico sob o ponto de vista produtivo para a criação de frangos de corte. Porém as restrições e o risco do uso destes produtos, levaram à busca de novas alternativas,
seguras e eficientes, como por exemplo a homeopatia. Assim, o obetivo deste (trabalho estudo, dissertação – Como preferir) foi avaliar a adição produto homeopático, composto por Allium sativum Linn, na ração e na água de frangos de corte da linhagem Cobb. Foi utilizado delineamento de blocos ao acaso, com 8 tratamentos, 7 repetições e 10 aves por unidade experimental, totalizando 560 aves. Os tratamentos constituíram em controle positivo com adição de avilamicina (T1), controle negativo sem aditivos (T2), ração basal com inclusão do homeopático na ração de 0 a 14 dias de idade (T3), ração basal com inclusão do homeopático na ração de 0 a 28 dias de idade (T4), ração basal com inclusão de produto homeopático na ração de 0 a 42 dias de idade (T5), ração basal com a inclusão de homeopático na água de 0 a 14 dias de idade (T6), ração basal com a inclusão do homeopático na água de 0 a 28 dias de idade (T7) e ração basal com inclusão do homeopático na água de 0 a 42 dias de idade (T8). Os resultados de desempenho mostram que o ganho de peso, o consumo de ração e a conversão alimentar entre as aves alimentadas com rações contendo antibiótico e as contendo homeopático, via ração ou água de bebida, apresentaram resultados semelhantes. Não foi encontrada alterações significativas na morfologia intestinal. Quanto às análises de força de cisalhamento e perda de peso por cocção não houve alterações com o uso da homeopatia. Conclui-se que o produto homeopático foi eficiente no desempenho dos frangos. O uso desse produto homeopático não alterou as medidas das vilosidades intestinais, refletindo a perfeita capacidade digestiva e de absorção de nutrientes e sua utilização não alterou a qualidade da carne.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000